Defini algumas metas para este ano e uma das primeiras da lista é aprender uma nova linguagem de programação, estou muito satisfeito com o nível que eu alcancei com o PHP <3, mas sinto que posso adicionar outras habilidades ao meu deck de skills e outro fator é que aprender novas tecnologias sempre me deixa muito feliz.

Mas qual linguagem?

Quando fui começar a pesquisar sobre qual linguagem estudar, me deparei com o Ruby e o Python, além de inúmeros artigos, comparações e muita flame war. Você já deve ter percebido que não cheguei à nenhuma conclusão :/.

Partindo do principio que as duas são ótimas linguagens, possuem comunidades ativas, contam com um bom mercado de trabalho. Eu precisava de algo que pudesse me ajudar a escolher uma ou outra.

Critério de desempate

Como as conclusões a que cheguei não foram nada conclusivas, fui olhar a sintaxe de cada uma e ver se encontrava algo que me chamasse atenção e Bazinga!

As duas línguagem são visualmente semelhantes, mas na prática são mundos completamente difentes, bem como suas abordagens para resolver problemas.

Nas minhas pesquisas vi que o Laravel absorveu vários conceitos e boas praticas do Rails, que é o principal framework do Ruby, como migrations, DRY e muitas outras coisas legais.

Então cheguei a conclusão que isso poderia ser um grande difencial do Ruby em relação ao Python e finalmente decidi apostar minhas fichas no Ruby.

Lembrando que no âmbito da aprendizagem não existe o mérito de boa ou má escolha, pois aprender é sempre bom e nunca é perdido.

É isso pessoal, não se espantem se de repente posts sobre Ruby começarem a aparecer neste blog, pois é assim que eu fixo o aprendizado, aprendo para poder ensinar.

Abraços e obrigado por ler.